No início dos anos 60, Giuseppe mudou-se para o Rio de Janeiro - a empresa em que trabalhava necessitava de um bom profissional na cidade para transportar óleo para a Companhia Siderúrgica Nacional. Nesta época comprou seu primeiro caminhão. Pouco depois, decidiu ele mesmo montar um segundo. Aos poucos foi juntando peças e ao final de 13 meses seu segundo caminhão estava pronto. O primeiro era usado para o transporte de óleo e o segundo transportava minério. Até o final desta década dedicou-se exclusivamente ao transporte de produtos químicos.

      Em 1971, já com 7 caminhões próprios, registrou a Ital Transportes e teve a Atlantic como o primeiro cliente. Devido ao atendimento passou, também, a transportar para a Shell Química.

       Quando houve a necessidade de descarregar um navio com produtos da Chevron, no Porto de Santos, no início da década de 80, Giuseppe Sciamanna aproveitou a oportunidade para aumentar seus negócios. Enfileirou 12 caminhões no porto e os colocou à disposição da Chevron. Essa atitude, aliada à agilidade no atendimento, impressionaram a empresa, que passou a utilizar a Ital como empresa contratada.

Ital Transportes ​© 2018